Alerta da Vigilância Epidemiológica.

José Gonçalves de Minas, 09 de Outubro de 2018.

 

Informação: A Vigilância Epidemiológica de José Gonçalves de Minas, vem através deste comunicar a confirmação de 1 (um) Caso Suspeito de Meningite por hemófilo (Haemophilus influenzae). A meningite é definida como uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo (cérebro, bulbo e cerebelo) e a medula espinhal.

É considerada uma doença grave e endêmica que pode acometer indivíduos de qualquer idade, sendo causada por diversos agentes infecciosos: bactérias, vírus e fungos; como também os agentes não infecciosos: traumas, doenças inflamatórias, medicamentos, neoplasias (câncer), entre outros. Em relação às meningites bacterianas, estas possuem um período de incubação que varia de 2 a 10 dias, com a transmissibilidade de até 24 horas após o início do tratamento com o antibiótico adequado e nos sete dias anteriores ao início dos sintomas, no caso do meningococo.

A forma de transmissão da meningite bacteriana é pessoa a pessoa, através da inalação e/ou contato com as gotículas de secreção de vias aéreas de uma pessoa doente ou portador assintomático de microrganismo patogênico. A transmissão por fômites não é considerada importante. O risco de desenvolver a doença entre os contatos próximos de um doente é maior que na população geral. São considerados contatos próximos: OS MORADORES DO MESMO DOMICÍLIO, INDIVIDUOS QUE COMPARTILHAM O MESMO DORMITÓRIO (ALOJAMENTOS, QUARTÉIS, ENTRE OUTROS), COMUNICANTES DE CRECHES, ESCOLAS E PESSOAS DIRETAMENTE EXPOSTAS ÀS SECREÇÕES DO PACIENTE. Crianças com o esquema completo de vacinação para Haemophilus influenzae tipo b: não precisam receber a quimioprofilaxia, exceto as imunodeprimidas; Crianças não imunizadas e/ou incompletamente imunizadas deverão realizar a quimioprofilaxia e atualizar o cartão vacinal; Os adultos que receberão a quimioprofilaxia, devem possuir pelo menos um contato menor de 4 anos não vacinado ou parcialmente vacinado; Havendo mais de um caso confirmado em locais públicos (escola, creche, alojamento, dentre outros) deve-se entrar em contato com a Referência Técnica Estadual/SRS/GRS para as medidas de controle sejam realizadas; Pacientes imunocomprometidos (crianças e adultos): devem receber quimioprofilaxia, mesmo se estiverem com esquema vacinal completo; Na alta hospitalar, os pacientes que tiveram meningite por Haemophilus influenzae tipo b devem receber quimioprofilaxia caso não tenham sido tratados com ceftriaxona ou cefotaxima; Profissional da área da saúde, não está indicada como rotina, somente aquele que teve contato com secreções sem utilização de equipamento de proteção individual adequado.

Avaliar cada situação individualmente, pois nem todos da equipe necessitarão de quimioprofilaxia; Indivíduos sentados próximos, somente aqueles localizados nas duas cadeiras à frente, duas cadeiras atrás e nas laterais de um caso confirmado de meningite por hemófilo, durante uma viagem aérea ou terrestre que dure mais de 8 horas. Considerações importantes Os contatos de todos os casos suspeitos de meningite devem ser orientados e monitorados por 10 dias, independentemente de haver ou não indicação para a quimioprofilaxia. Anotar nome completo, idade, peso, situação vacinal e endereço de todos os contatos; Avaliar cada caso suspeito com bom-senso e critério, considerando os períodos de incubação e transmissibilidade das meningites; Os contatos indiretos não têm maior risco de adoecer do que o restante da população e, portanto, não têm indicação de quimioprofilaxia na rotina, devendo receber as devidas orientações; Imunização A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da meningite bacteriana. Atualmente são utilizadas vacinas específicas para determinados agentes etiológicos, disponíveis no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Programa Nacional de Imunização (PNI/MS) e nos Centros de Referência para Imunobiológico Especiais (CRIE). A população de José Gonçalves não precisa criar alarde sobre um possível surto, pois os Contatos Diretos já estão recebendo a profilaxia recomendada pelo Ministério da Saúde, e os Contatos Indiretos serão devidamente acompanhados de acordo com o protocolo. Para maiores informações procurar a Unidade de Saúde Júlia Rodrigues Pereira.